Normas


         A SEBASTIANA, revista discente de pós-graduação da área de Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba (PPGLI/UEPB), ISSN  2317-1189, de edição anual regular, obedece as seguintes normas de publicação:

1. Podem ser submetidos artigos inéditos, ensaios bibliográficos, resenhas críticas e entrevistas relacionados exclusivamente a temas de Letras, Artes, Literatura e Interculturalidade;

2. Textos poéticos e ficcionais têm temática livre;

3. Os autores devem estar vinculados a algum programa de Pós-Graduação ou dele egresso no prazo de três anos. Alunos de graduação em Iniciação Científica poderão participar em coautoria com seus orientadores;

4. Todos os textos devem ser inéditos. Durante a avaliação, os textos não podem ser submetidos a outros processos de publicação;

5. Os textos devem seguir o acordo ortográfico em vigor;

6. Os trabalhos submetidos poderão ser apresentados em português ou em outro idioma, com o uso da extensão “doc”, e encaminhados em anexo exclusivamente através do e-mail revist.sebastiana@gmail.com;

7Autoria: O conteúdo dos textos são de responsabilidade única e exclusiva do participante, devendo ele observar a legislação autoral vigente.

8. A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho. Os artigos recusados não serão devolvidos ao(s) autor(es).

9. Os textos críticos serão avaliados por dois pareceristas ad hoc pelo sistema de duplo cego (double blind review). Em caso de conflito de avaliações, um terceiro parecerista será convocado. Os demais textos serão avaliados pelos alunos de pós-graduação que fazem parte do comitê editorial da revista; 

10. O trabalho deve obedecer à sequência:  
TÍTULO – centralizado, em maiúsculas e negrito (sem grifos).

Nome(s) do(s) autor(es), à direita da página (sem negrito ou grifo), duas linhas abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais. Usar a numeração 1(um) para nota de rodapé, indicando a instituição à qual está vinculado(a). O nome da instituição deve estar por extenso, seguido da sigla.

RESUMO – colocar a palavra resumo em corpo 10, negrito, itálico e maiúsculas, duas linhas abaixo do nome do autor, seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser apresentado em itálico, corpo 10, espaço simples entre as linhas, alinhamento Justificado, com cerca de 100 palavras (no máximo), em dois idiomas, incluindo o português, seguidos de quatro palavras-chave nas respectivas línguas, com recuo de dois centímetros de margem direita e esquerda.

PALAVRAS-CHAVE – dar um espaço em branco após o resumo e alinhar com as mesmas margens. Corpo de texto 10. A expressão palavras-chave deverá estar em negrito, itálico e maiúsculas, seguida de dois pontos. Máximo de cinco palavras-chave.
Resumos em outras línguas - mesmas observações do RESUMO e das PALAVRAS-CHAVE.

TEXTO – digitado em formato A4, margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm, espaço 1.5 entre linhas, corpo 12, letra Arial, alinhamento justificado, em programa Word-for-Windows 98 (ou outro mais recente). Usar espaçamento duplo entre o corpo do texto e subitens, ilustrações e tabelas, quando houver.

Parágrafos: usar adentramento 1 (um).

Subtítulos: sem adentramento, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula, numerados em algarismo arábico. A numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências.

As "Notas explicativas" devem ser digitadas ao fim de cada página, numeradas a partir de 1. Se houver nota referente ao título, esta recebe asterisco e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. Citações com menos de quatro linhas devem ser destacadas com aspas no corpo do texto. Citações com quatro linhas ou mais devem ter recuo de 4cm, fonte 10 e espaço simples entre as linhas. As referências devem ser feitas no corpo do trabalho segundo o exemplo: ...como diz Preti (1991, p.43)...; referências após citação: (PRETI, 1991, p. 43); no caso de paráfrase (cf.: PRETI, 1991, p.43). Nunca usar idem, ou idem, ibidem. Para palavras técnicas, estrangeiras ou para dar ênfase usar itálico e não sublinhar.

"Tabelas", "gráficos", "desenhos", "quadros" e "árvores" devem ser encaminhados, também separadamente, em versão impressa, pronta para ser fotografada, em laser/ink jet ou tinta nanquim. Devem ser numerados e ter título. Apenas as iniciais do título devem estar em maiúsculas.

Referências bibliográficas: digitar a expressão REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Os autores devem estar em ordem alfabética, sem numeração das entradas e sem espaço entre as referências. O principal sobrenome de cada autor é seguido de vírgula e do nome e sobrenomes. Os títulos de livro, coletânea ou revista devem vir em negrito. Na segunda entrada de um mesmo autor, seu nome é substituído por um traço de 5 toques. A data identificadora do ano de publicação da obra deve vir após o local de publicação e de dois pontos. Mais de uma obra de um autor no mesmo ano devem ser identificadas por letras a, b, c, etc., após a data.

Anexos: caso existam, devem ser colocados depois das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexo(s). Para anexos que constituam textos originais já publicados, enviar em formato final para ser fotografado e incluir referência bibliográfica completa, bem como permissão de editores para reprodução. 

11. A Revista SEBASTIANA detém o "copyright" dos trabalhos a ela submetidos, exceto nos casos em que estiver impresso o contrário. Os trabalhos publicados na Revista SEBASTIANA só podem ser reeditados (livro, coletâneas etc) com expressa autorização do Corpo Editorial desta Revista. Os trabalhos submetidos à Revista SEBASTIANA não podem, sob hipótese alguma, serem retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

12. Tamanho: 
ARTIGO: até 10.000 palavras. Se contiver gráficos ou anexos, o conjunto não deve ultrapassar 20 páginas. 
ENSAIO BIBLIOGRÁFICO: até 6.000 palavras.
RESENHA: até 3.600 palavras.
ARTIGO: até 10.000 palavras. Se contiver gráficos ou anexos, o conjunto não deve ultrapassar 20 páginas.
ENSAIO BIBLIOGRÁFICO: até 6.000 palavras.
RESENHA: até 3.600 palavras.


13. A submissão de textos para avaliação pressupõe a concordância dos autores com as normas acima citadas.

14. PERIODICIDADE
A Revista é anual e será publicada no mês de Dezembro.
As contribuições devem chegar até 27 de maio.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
La revue paraît en Décembre.
Les contributions doivent nous parvenir dès 27 Mai.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Year issue of  SEBASTIANA: December.
Your paper may be forwarded around 27 of May
.